Em 1966, um grupo de amigos interessados nos estudos sobre espiritualidade, começou a se reunir no bairro da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro.
Tentaram, por diversas vezes, a comunicação com a dimensão espiritual, sem êxito. Já decididos a desistir, em sua última reunião, ao som da Ave-Maria de Gounod, perceberam a mudança energética do ambiente.
Passado algum tempo, os mentores espirituais se fizeram presentes através do fenômeno mediúnico da incorporação, orientando a todos sobre a forma de atendimento àqueles que viessem em busca de auxílio.
Fundou-se, em 25 de novembro desse mesmo ano, a Fraternidade Hilarion de Monte Nebo, também chamada de Nossa Fraternidade.
Dando continuidade aos trabalhos, a assistência se faz presente até hoje, na ajuda daqueles que procuram a Casa em busca de orientação e elevação espiritual.
A Fraternidade Hilarion de Monte Nebo é uma instituição espiritualista, não religiosa, não dogmática, que possui o objetivo primordial e constante de propiciar a assistência, o esclarecimento e o autoconhecimento de todos.